Find us on Facebook

Biografias da MPB






Conheça as histórias de alguns dos nomes mais expressivos da Música Popular Brasileira, através dos relatos de seus biógrafos ou contadas por eles mesmos. E como disse a escritora Adélia Prado: " Tudo o que a memória amou já ficou eterno." 










O livro autobiografado de Rita é uma leitura de suas memorias escrita por ela mesma, publicado em novembro de 2016. O livro foi recebido positivamente pela crítica, considerado um "ensinamento à classe artística".

Em fevereiro de 2017, após quatro meses no topo da lista de obras de não-ficção mais vendidas (mais de duzentos mil exemplares), o livro ganhou o prêmio de melhor biografia da "Associação Paulista de Críticos de Artes de 2016", sendo a cantora premiada na mesma cerimônia por seus trabalhos no campo da música popular.








O livro "Apenas uma garotinha" conta toda a trajetória de Cássia Eller uma das vozes mais intensas do rock/pop nacional. A biografia relata a infância, as primeiras traquinagens, as descobertas da música e do amor , o seu talento e sua ousadia, seus medos e suas dúvidas.

Na biografia é relatado seu encontro com grandes nomes da música brasileira, e até o destino do famoso All Star azul. O livro também conta com um rico acervo de fotografias de arquivos.








 Escrito pelo jornalista e consagrado crítico musical Nelson Motta; "Vale Tudo" leva ao leitor uma biografia completa e apurada na qual todo mundo irá conhecer as facetas do genial Tim Maia. 

  A biografia foi lançada pela editora Objetiva, tendo feito um excelente trabalho de edição e diagramação. Cada capítulo do livro tem uma foto do Tim Maia seguido de um título e o mais engraçado: Os capítulos mostram o quanto estava pesando o cantor na época. O livro possui boa diagramação como já citado, com excelente  tamanho de fonte e bons espaçamentos. 







"Furacão Elis" é uma biografia que enreda o leitor neste turbilhão e procura iluminar todas as facetas de uma mulher difícil e apaixonante, obstinada e insegura.

Escrito por Regina Echeverria, o livro mostra detalhes de toda trajetória da cantora.  A autora afirma no livro  que Elis Regina Carvalho Costa “rompeu com a prudência e se atirou ágil e rapidamente em seus desejos. Superou acusações, rótulos, cobranças."





Um livro revelador sobre uma figura fascinante da MPB que merece ser lembrado pelo público. Um artista às vezes enigmático, sempre refinado e imensamente popular.

O livro foi escrito por Jotabê Medeiros,que realizou dezenas de entrevistas com parceiros musicais;amigos; familiares e produtores de seus discos. "Apenas um rapaz latino-americano" traz períodos pouco conhecidos da vida de Belchior, como os anos em que passou em um mosteiro na adolescência., foi ali que o artista travou seu primeiro contato com a literatura e a filosofia e habituou-se ao silêncio e à introspecção.








Mulher à frente de seu tempo, determinada, corajosa, de personalidade forte, Clara Nunes carregava um ímã no olhar; transmitia verdade; sua voz emocionava; máquina de fazer dinheiro; dava Ibope e fez a mídia e a indústria do disco renderem-se a ela. O livro "Clara Nunes - Guerreira da Utopia", de Vagner Fernandes, mostra a cantora brasileira, mulher e espiritualista, que cantava ponto em terreiro e comungava em igreja Católica. E que fez da voz sua poderosa arma de guerra.





João Gilberto é resultado de uma vasta pesquisa que propõe uma abordagem diferente sobre a obra e a imagem de  um dos maiores artistas em atividade no mundo hoje. A seleção foi pautada pela importância histórica e ineditismo, evitando o folclore em torno do músico.  

Divido em quatro partes, João Gilberto apresenta uma seleção de entrevistas concedidas pelo cantor e reúne depoimentos de pessoas que participaram de seu cotidiano. 

Além disso, a edição traz ensaios e textos críticos escritos especialmente para este livro, que contextualizam sua música na história da MPB e apontam afinidades entre sua produção e outras áreas da cultura brasileira.  

O livro conta com textos e depoimentos de Dorival Caymmi, Vinicius de Moraes, Ferreira Gullar, Caetano Veloso, Nara Leão, Mario Sergio Conti, José Miguel Wisnik, Lorenzo Mammì e outros.  "João Gilberto" tem ainda uma cronologia de vida e obra, discografia e bibliografia selecionada, passando em revista toda a trajetória do artista.




A vida de Chico Buarque é documentada aqui através de fotos, que servem como retratos de épocas. Neste livro, o leitor poderá ver imagens de todas as fases da vida do cantor e descobrir um pouco mais sobre a sua relação com outros nomes da música.





Este livro conta a trajetória de uma das maiores musas da música popular brasileira. Ela recebeu o prêmio de personalidade representante da raça negra. Sua carreira remonta mais de 40 anos, dos quais viveu 16 ao lado de Garrincha. 

"Se Acaso Você Chegasse", seu primeiro sucesso, já evidenciava a voz rouca e vibrante da cantora.  "Elza Soares: Cantando para Não Enlouquecer", de José Louzeiro, apresenta a trajetória da rainha do drible vocal, que teve uma vida marcada por seu estilo exagerado de ser.







 Amigo pessoal de Nara Leão e especialista em história da música popular brasileira, o jornalista e escritor Sérgio Cabral compõe um relato da vida da cantora, voz que não apenas esteve na linha de frente dos principais momentos da moderna música brasileira, mas também se engajou, como poucas, na política de seu tempo.








Tom Jobim foi muito mais do que um dos maiores nomes da música popular de todos os tempos. Ao extraordinário compositor, músico e orquestrador, reconhecido mundialmente, somava-se uma personalidade tão fascinante e multifacetada como sua obra.

De sua atilada inteligência saíram observações definitivas sobre o Brasil e seus costumes. Assim como suas criações levaram a canção brasileira a experimentar inédita projeção internacional, angariando respeito e admiração de alguns nomes fundamentais da música.

Nesta biografia completa de Antonio Carlos Jobim, seu amigo e jornalista Sérgio Cabral nos aproxima amorosamente do universo de nosso "maestro soberano".






Ao narrar sua formação cultural – que inclui música, cinema, artes plásticas, literatura e filosofia –, Caetano Veloso não se limita a escrever uma autobiografia. Nessa mistura de memórias, ensaio e história, tendo como eixo central a eclosão do tropicalismo em meio aos anos de chumbo, o autor esmiúça momentos decisivos da ditadura militar e os nomes com quem travou apaixonadas conversas. Partindo de Santo Amaro, na Bahia, onde leu Clarice Lispector, assistiu a 'La strada', ouviu João Gilberto e teve sua primeira relação sexual, suas lembranças atravessam a adolescência, a prisão em 1968, o exílio em Londres e chegam ao fim da década de 1990 para compor um extraordinário panorama do Brasil. A nova edição de 'Verdade tropical', com projeto gráfico redesenhado, inclui texto inédito escrito especialmente para este volume. Em “Carmen Miranda não sabia sambar”, Caetano pondera sobre as duas décadas que se passaram entre o lançamento do livro, em 1997, e hoje. Aos 75 anos, ele se debruça sobre sua trajetória musical – e também literária – para um acerto de contas com suas experiências pessoais, além de analisar assuntos relacionados à cultura, política e identidade do país. “Sou brasileiro e me tornei, mais ou menos involuntariamente, cantor e compositor de canções', ele escreve. 'Fui um dos idealizadores e executores do projeto da Tropicália. Este livro é uma tentativa de narra e interpretar o que se passou.”








Provavelmente não existe um brasileiro que não saiba quem é Gilberto Gil ou não lembre de cabeça algum dos seus refrões mais famosos. Mas, além de saber que Gil é um cantor e compositor baiano, foi um dos pais da Tropicália e chegou a ser ministro da Cultura, o que o grande público conhece da sua vida? As suas origens, como se consagrou como um dos músicos mais importantes e premiados do mundo, as barras-pesadas que enfrentou, os grandes amores que viveu, os dilemas existenciais e as grandes causas que o movem... tudo aquilo de que é feito o bordado da vida é alinhavado nesta biografia assinada por Gil e pela jornalista Regina Zappa. Escrita quando o músico já ultrapassa sete décadas de estrada, ela é fruto do desejo de Gil de expor, pela primeira vez, a sua história em detalhes.








 Maysa é tema dessa biografia escrita pelo jornalista Lira Neto a partir de pesquisas em arquivos familiares, de entrevistas com cerca de 200 pessoas (parentes, amigos, ex-namorados, ex-maridos, músicos, produtores) e, sobretudo, com base no acesso irrestrito ao diário íntimo de Maysa. O resultado é um retrato cheio de nuances de uma cantora que não apenas se tornou um ícone da vida boêmia, mas foi ela mesma uma cronista da vida noturna, escrevendo as letras de muitas de suas canções - num trânsito incessante entre as figuras da musa e da poeta. 'Maysa - Só numa multidão de amores' percorre todas as etapas (e traumas) de uma trajetória marcada por amores, viagens, conflitos com a mídia, tentativas de suicídio, crises de alcoolismo e internações em clínicas para desintoxicação. Do convívio com o pai notívago e hedonista ao casamento com o magnata André Matarazzo (que impunha à esposa o recato das tradições familiares), da identificação visceral com a música romântica à assimilação das novidades estéticas trazidas pela bossa-nova, Lira Neto compõe uma narrativa em que a fidelidade aos fatos e o exaustivo trabalho de prospecção permitem detalhar também o contexto sociocultural em que Maysa se tornou uma personagem célebre.







 Esta obra revela a intimidade da vida e da obra de Zé Ramalho, um dos nomes da MPB. A trajetória de um dos mais enigmáticos personagens já surgidos no panorama musical brasileiro vem a público, em profundidade, pela primeira vez. A obra contém ainda um caderno colorido com fotos históricas de Zé Ramalho.






Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem