Find us on Facebook

Pantaleão mostra sua evolução com o EP “Xadrez”

Arte de capa por André Buarque

Com personagens jovens e uma linguagem mais elétrica, a banda carioca Pantaleão lança seu novo EP, “Xadrez”. O trabalho é o segundo da discografia do grupo, após o EP “Labirinto” (2017), e já se encontra nas plataformas de música digital.




O nome da banda, influenciado pelo

livro “Pantaleão e as Visitadouras”, de autoria do peruano Mario Vargas Llosa, é uma referência à mistura de signos e influências que compõem o som do grupo. Na estória, um jovem capitão se envolve em peripécias dentro da Floresta Amazônica, em muitas cores e texturas. A narrativa moderna, que une cartas e relatos a elementos sexuais e visuais da América Latina, é uma ode à cultura, que vai ao encontro dos conceitos suscitados pela banda e sentida nesse novo trabalho.

André Buarque, cabeça por trás do projeto e que assina os vocais, teclados e órgãos, afirma que o título do álbum representa esta nova fase: “Acho que o nome de um disco deve conter em palavras a aura do material apresentado. Isto é algo complicado, pois palavras e músicas têm capacidades diferentes, então pra mim faz sentido escolher um nome que você possa ficar repetindo para si mesmo enquanto escuta o disco”.
“Xadrez é uma palavra de poder, simples e direta, contendo a primeira letra do alfabeto e ao mesmo tempo as duas últimas. As letras “D”, “R” e “E” também aparecem no meu nome, nessa ordem”, complementou o vocalista. Além de André, fazem parte da Pantaleão a guitarra de Luiz Paulo Serrano e o baixo de Bianca Marzulo. Ao vivo, a banda é completa por Guilherme Esteves na bateria.
Recentemente, o grupo carioca lançou o clipe de “O Mundo se Desfaz” para inaugurar esta nova fase e começar o trabalho de “Xadrez”.

Veja “O Mundo Se Desfaz”: https://youtu.be/RAWk5LeUS0A
 
O EP “Xadrez” está disponível em todos os streamings via selo Sagitta Records.


Pantaleão é:

André Buarque (vocal, teclados, órgãos)
Bianca Marzulo (baixo)
Luiz Paulo Serrano(guitarra)
Guilherme Esteves (bateria) - somente nos shows

Faixa-a-faixa, por André Buarque:

Dora Leão:

Rock n’ roll dançante em ritmo de festa. Essa música foi feita para mostrar que ainda dá pra se divertir tocando e escrevendo rock para a minha geração. Criei a personagem da jovem indecisa em conflito existencial pois sei que isso reflete as coisas ao meu redor. Quem nunca quis trancar o curso?

O Mundo Se Desfaz:

Uma melodia grudenta embolada em ritmo de Carimbó. Nessa música eu quis falar das coisas que deixamos pra trás, na necessidade de compreender nossas falhas e descaminhos. Afinal, é a partir do erro que o ser humano mostra sua capacidade de crescer e embelezar o mundo.

Papagaio Elétrico:

Uma ópera-rock tropical em ritmos brincalhões. Essa música veio de uma melodia que eu não conseguia parar de cantar. Pensei numa letra que tivesse a ver com a juventude que está se despedindo de todos nós. Os ritmos que trocam foram estabelecidos nos ensaios, organicamente.

Capacete:

Minha love song das antigas, com seu poema apaixonado emendando num refrão instrumental, algo um pouco complicado de fazer. A música iniciou com o riff do começo, que é o canto da sereia. Depois o narrador apresenta seu coração e o rock n’ roll instrumental chega chutando e quebrando a porta.

O Triste Fim De Pantaleão:

Essa música originalmente era a faixa-título do EP, até eu perceber que a magia de um nome derradeiro está em não repeti-lo. Esta faixa é a mais comercial do disco. Peguei uma introdução de circo e depois fiz o circo pegar fogo. Os poemas apocalípticos são declamados em clima de conversa, para se desmembrarem no refrão e nas notas da flauta.

Ficha Técnica:

André Buarque - Guitarra, Órgão, Piano e Voz.
Luiz Paulo Serrano - Guitarra
Bianca Marzulo - Baixo
Guilherme Esteves - Bateria
Bernardo Schaeffer - Saxofone (Doraleão) e Flauta Transversa (Papagaio Elétrico, Capacete e O Triste Fim de Pantaleão)
Ceci Penido - Flauta Transversa (O Mundo Se Desfaz)
Mixagem por Bernardo Ibeas, Masterização por Ricardo Richaid

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem