Find us on Facebook

Os Dentes prepara terceiro disco e lança clipe “Todos Pirô”


A banda carioca Os Dentes esquenta os motores para o lançamento de seu terceiro disco, "Sideral". O primeiro exemplo da sonoridade é o single "Todos Pirô", que acaba de ganhar um clipe! Assista aqui: https://youtu.be/6NUiiSXDzRc

O trabalho será lançado pelo selo RockIt!, de Dado Villa-Lobos, e em suas 14 faixas vai refletir sobre a juventude carioca ao mesmo tempo que aborda temáticas que envolvem reivindicações desinteressadas, nobrezas horríveis, a boemia celeste e o inferno astral. Saiba mais abaixo!




Já são 10 anos de trajetória e dois discos lançados. Agora, a banda carioca Os Dentes se prepara para divulgar seu mais novo álbum, “Sideral”, em um lançamento do selo RockIt!, de Dado Villa-Lobos. O primeiro gostinho foi o single “Todos Pirô”, que chegou aos serviços de streaming e agora ganha um clipe.


Os dois primeiros trabalhos, “Todo Mundo Morre” (2015) e “Desvenda” (2012), abriram as portas para a sonoridade do quarteto formado por Gus Levy  (guitarra e voz), Rudah Guedes (guitarra e voz), Kayan Guter (baixo e voz) e Pedro Fonte (bateria e voz). Já “Sideral” (2018) trará 14 faixas com temáticas que envolvem um complexo caótico de reivindicações desinteressadas, nobrezas horríveis, a boemia celeste e o inferno astral.

“Todos Pirô” é um bom exemplo dessa musicalidade plural. Inicialmente pensada como um afrobeat, ela surgiu com Rudah Guedes de uma linha de baixo e duas linhas melódicas para voz, ainda antes do álbum “Todo Mundo Morre”. A forma como ficou em sua versão final veio da desconstrução dessa ideia inicial e da vontade de fugir aos clichês.

“Apresentei ela de novo quando estávamos juntando material pro disco, mas sentimos que aquela levada de afrobeat levaria a música pra um lugar comum, sem originalidade. Aí o Fonte fez aquela levada maluca em ¾, e a linha de baixo e a marcha harmônica se intensificaram naturalmente pra acompanhar a levada. Depois surgiu essa ideia de fazer um ritmo dance no refrão”, explica Rudah.

Já a letra foi feita quase que toda quando a banda estava em estúdio gravando. O impulso veio de uma conversa sobre carnaval, sexualidade, as experiências e experimentações durante a festa e a dualidade do que existe de profundo e o que existe de superficial. O refrão só foi finalizado na véspera da gravação da música - mas a melodia já existia.

“O Fonte um dia cantou de brincadeira ‘ela pirou, ele pirou, geral pirou, todos pirou’, e a gente achou muito engraçado e bizarro e ficamos cantando isso ao longo da gravação. Aí acabou entrando mesmo na letra e virando o nome da música”, relembra.

Os Dentes surgiu em 2008 e passou os quatro anos seguintes construindo seu debut, o disco “Desvenda”. As canções eram leves, divertidas e despretensiosas, apresentando o trabalho autoral. Em 2013, viram os primeiros videoclipes. “Bom Pra Você” foi veiculado na MTV Brasil, e uma versão de “Canto de Ossanha”, de Vinicius de Moraes e Baden Powell, que foi veiculada na MPB FM. A faixa-título entrou para a trilha sonora do filme “Confissões de adolescente”, lançado em 2014. E, no mesmo ano, “Por Um Segundo”, também presente em “Desvenda”, foi lançada na coletânea “Jovens Tardes”, da Rede Globo.

2015 trouxe o segundo disco, “Todo Mundo Morre”, apresentando sonoridades e temáticas mais densas e introspectivas. A canção “Medo de Careta”, que encerra o álbum, integra a trilha da novela “Malhação – Vidas Brasileiras”. A partir de 2017, Os Dentes se reuniu para trabalhar em seu terceiro LP.

“Sideral” é uma autocrítica à juventude artística intelectual boêmia da Zona Sul carioca. Abordando com humor sarcástico temas como espiritualidade, alienígenas reptilianos, religião e sexualidade, o disco é uma confusão de estilos, passando pelo pop rock fofão, afrobeat e hardcore. O lançamento acontece no dia 30/05, em todos os principais serviços de streaming de música.

Assista “Todos Pirô”: https://youtu.be/6NUiiSXDzRc

Ouça “Todos Pirô”:


Acompanhe Os Dentes:



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem